Prática de laboratóiro – Administração de  serviços de rede

POSTFIX + COURIER-POP

 


O objetivo desta prática é configurar de forma simples, prática e rápida um servidor de e-mail Postfix com courier-pop com usuários cadastrados no sistema.

 

Neste procedimento a autenticação será feita através das contas locais sem módulos de autenticação ssl.

Antes da configuração do servidor de e-mail devemos configurar o DNS da rede de laboratório. Realize as configurações  necessárias no servidor DNS para que ele responda adequadamente em sua rede de trabalho.

 

Em seguida instale em duas máquinas com SO Windows o software de  gerência de e-mails (MUA – Mail User Agent) Opera mail  (http://www.opera.com/pt-br/computer/mail). Neste software iremos configurar as contas de usuário teste após a completa configuração do servidor.

O cenário desta prática será conforme se observa na figura abaixo:

1)    Servidor DNS

 

O Proceda a instalação e configuração do servidor DNS conforme estudado em tópico anterior. O professor  irá definir a faixa de IP e o nome de domínio a ser utilizado nesta prática.

 

2)  Instalação do servidor de e-mail

O primeiro passo é baixar e instalar o servidor de e-mail Postfix

# apt-get install postfix 

Após a instalação do pacote aparecerá uma tela de configuração do Postfix, nesta tela se usará  a opção “site da internet”, em seguida clique em “ok”.

 



A segunda tela que nos será exibida é a informação do domínio, neste caso pode-se preencher com o domínio utilizado:

 

exemplo: solar.local

 

 

 

No próximo passo devemos definir o Destinatário para o root: nesse caso deixaremos essa opção sem preenchimento. 

 



 

Em outra tela aparecerá a opção de definir todos os domínios que o servidor irá responder. No nosso caso preencha com o domínio que estamos trabalhando. Neste caso “solar.local”.

 

 

 

 



Atualizações síncronas: escolheremos "Não". 

 



Especificar a rede: essa tela nos permite configurar a rede. Neste passo inclua o endereço de loopback (127.0.0.1) o endereço de base de sua rede de trabalho. Os endereços ipv6 são preenchidos automaticamente.

 



Na próxima etapa não escolheremos o procmail como agente local de e-mail. No lugar dele usaremos o courier (instalação em etapa seguinte).

 

 

Limite de tamanho da caixa postal: nessa tela é possível especificar o tamanho da caixa postal do usuário, preenchi com um 0, ou seja, sem limites. 

 



A próxima tela se refere a um caractere usado para definir um endereço local, a opção padrão é o sinal de mais (+), não altere essa opção. 

 



Protocolos que devemos utilizar: marque nessa tela a opção TODOS


Após clicar em Ok, a tela será fechada e o serviço do Postfix será reiniciado. Devemos agora especificar o nosso domínio dentro do Postfix, para isso vamos editar o arquivo main.cf, que fica dentro do diretório /etc/postfix

# nano /etc/postfix/main.cf 

Como não utilizaremos nada além de um simples servidor de entrega e envio de e-mails, no final do arquivo main.cf vamos adicionar a linha abaixo: 

mydomain = solar.local 


Vamos salvar o arquivo e reiniciar o serviço do Postfix com o comando: 

# /etc/init.d/postfix restart 

Após reiniciar o servidor, vamos executar o comando: 

# postconf -e 'home_mailbox = Maildir/' 

Esse comando configurará a caixa postal do usuário para usar o Maildir. Este diretório deverá ser criado posteriormente com seus sub-diretórios e permissões.

 

Caso alguma alteração tenha de ser efetuada após o processo de instalação podemos utilizar o comando abaixo:


# dpkg-reconfigure postfix 

3) INSTALANDO O COURIER-POP

O Postfix não trabalha sozinho, precisamos instalar um serviço responsável por entregar as mensagens aos nossos usuário. No nosso caso iremos instalar o serviço courier-pop.

# apt-get install courier-pop 

A instalação do Courier é muito simples, só nos é feita uma pergunta apenas, após a instalação nos será exibida uma tela perguntando se desejamos criar um diretório para administração web, a resposta deve ser NÃO. 


4) CRIANDO A CAIXA POSTAL DO USUÁRIO

 

No sistema operacional do servidor de e-mail crie duas contas de usuário para que possamos realizar testes. Crie os usuários teste01 e teste02 com senhas padrão “123456”

 

Utilize o comando #adduser teste01

 

 

Em seguida crie os diretórios para recebimento de e-mail do usuário. 

# mkdir /home/teste01/Maildir
# mkdir /home/ teste01/Maildir/cur
# mkdir /home/ teste01/Maildir/new
# mkdir /home/ teste01/Maildir/tmp
 

Vamos agora dar permissão aos diretórios: 

# chown teste01:email / teste01/ teste01/Maildir
# chown teste01:email /home/ teste01/Maildir/cur
# chown teste01:email /home/ teste01/Maildir/new
# chown teste01:email /home/ teste01/Maildir/tmp
 

Obs.: A caixa postal do usuário deve ser criada para cada novo usuário do sistema.  Realize o procedimento também para o usuário teste02

Lembrando que é possível criar já esta estrutura de diretórios em /etc/skell. O conteúdo de /etc/skell será sempre copiado quando se criar diretórios de novos usuários.


5) TESTES de produção no servidor

Para testar se os serviços de e-mail estão funcionando corretamente, primeiro vamos reiniciar o serviço do Postfix

# service postfix restart 

Após isso, para testar o recebimento de e-mail estabeleça  conexão  telnet com o servidor com o comando: 

# telnet localhost 25 

Se tiver tudo correto a saída do comando será semelhante a essa: 

Trying ::1...
Connected to localhost
Escape charecter is '^]'.
220 servidor Postfix 

Como servidor Postfix funcionando pode-se sair da sessão telnet executando o comando: 

quit 

Para testar o courier-pop estabeleça  conexão  telnet com o servidor com o comando :

# telnet localhost 110
Trying ::1...
Connected to localhost
Escape charecter is '^]'.
+Ok Hello there 

Após aparecer essa tela vamos dar o comando: 

user nomedousuario 

E logo após: 

pass senhadousuario 

Abaixo listo o comando completo: 

# telnet localhost 110
Trying ::1...
Connected to localhost
Escape charecter is '^]'.
+Ok Hello there
user alexandre
+Ok password required
pass 123456 

Se a autenticação funcionou será retornada a mensagem: 

+OK Logged in. 

Neste ponto o servidor está operacional e testado

 

 

No sistema operacional do servidor de e-mail crie duas contas de usuário para que possamos realizar testes. Crie os usuários teste01 e teste02 com senhas padrão “123456”

 

Utilize o comando #adduser

 

 

6) TESTES  COM O MUA – OPERA MAIL

 

No software opera mail configure as contas dos usuários nas duas máquinas com SO Windows. As configurações devem estar de acordo com as figura abaixo:

 

 

 

 

 

7)  VALIDAÇÃO

Realize testes de envio e recebimento para os dois usuários criados. Ao terminar chame o professor para validar a atividade.