PLANO DE ENSINO

Curso:

Sistemas de Informação

Disciplina:

Projeto integrado

Carga Horária Semanal:

2

Carga Horária Total

40

Período

EMENTA

Conceitos gerais, diferentes modelos de projetos. Definição da problemática, justificativas, objetivos e hipótese, bases teóricas fundamentais, metodologia, cronograma, custo, orçamentos, materiais e pessoal, resultados esperados. Definição de tema do projeto. Acompanhamento da execução das etapas do projeto, buscando eventuais falhas e propondo correçõs. Redigir e avaliar os resultados finais do projeto.

OBJETIVO GERAL

Integrar, através de uma atividade de projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares anteriores do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando  o desenvolvimento das competências  adquiridas nas etapas anteriores do curso através de aplicação em projetos de pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

 

  • Desenvolver de forma individual um projeto de pesquisa tecnológica em alguma das áreas de conhecimento que fazem parte do Curso de Sistemas de informação.
  • Compreender os conceitos básicos sobre elaboração e gestão de projetos, como também conceitos sobre inovação e propriedade industrial.
  • Construir  e apresentar  protótipo conceitual de projeto, cujo tema será de sua escolha com anuência do professor da disciplina, durante o semestre corrente.

 

CONTEÚDO PROGRÁMATICO

Unidade 1.          Aula inaugural da disciplina.                                                                                       

1.1.   Perfil e objetivos da disciplina.

1.2.   Explicação e entrega do Plano de Ensino.

1.3.   Explicação e entrega de documentos.

Unidade 2.          Roteiro de elaboração de projeto.                                                                              

2.1.   Apresentação do roteiro de elaboração de projeto.

2.2.   Cronograma de atividades da disciplina.

2.3.   Escolha do tema para a elaboração do projeto.

2.4.   Definição de:

2.4.1. problemática,

2.4.2. justificativas,

2.4.3. objetivos e hipótese,

2.4.4. bases teóricas fundamentais,

2.4.5. metodologia,

2.4.6. cronograma,

2.4.7. custo,

2.4.8. orçamentos,

2.4.9. materiais e pessoal,

2.4.10.   resultados esperados.

2.5.   Revisão teórica – estado da arte.

 

 

Unidade 3.          Conceitos sobre elaboração e gestão de projetos.                                                     

3.1.   Importância, definição e exemplos de projetos.

3.2.   Projetos com sucesso e com fracasso.

3.3.   Ciclo de vida do projeto.

3.4.   Perfil do gerente de projetos.

 

Unidade 4.          Desenvolvimento do projeto.                                                                                     

4.1.   Acompanhamento aos alunos com explicação das etapas do projeto (roteiro).

4.2.   Redação do projeto.

4.3.   Seminários de apresentação pelos alunos da revisão teórica - estado da arte.                                                         

METODOLOGIA

Dinâmicas em sala de aula. Leituras de textos e artigos científicos. Debates e aulas expositivas. Avaliação diagnóstica e bimestral. Elaboração e apresentação de trabalhos de forma escrita e em forma de seminários. Análises de trabalhos de graduação, dissertações e teses. Pesquisas on line. Elaboração de artigos científicos.

AVALIAÇÃO

Ao final do primeiro bimestre, cada aluno deverá entregar por escrito a revisão teórica – estado da arte, do projeto que estiver sendo elaborado pelo mesmo. A avaliação com fins orientativos será feita baseada no critério de integridade e profundidade dos dados e informações apresentados, visando a que os alunos dêem prosseguimento na confecção do roteiro de elaboração do projeto e do artigo científico. Será aceito como mínimo um documento com quatro páginas A4, com informações baseadas em literatura, revistas, sites da internet, artigos, etc., sobre o assunto estudado.

            A avaliação principal ao final do semestre será realizada tomando como base a elaboração escrita do projeto de pesquisa tecnológica, pela apresentação baseada no roteiro de elaboração de projeto apresentado no início do semestre, bem como pela elaboração escrita do projeto. Ambos documentos, roteiro de elaboração de projeto e projeto escrito, serão em forma individual.

 

1° Bimestre - 20 pontos:

 

 

2° Bimestre - 20 pontos:

 

 

Nota final: NF = (soma das notas 1º bim + soma das notas 2º bim)/4

NF ≥ 7,0 e Freqüência ≥ 75%  => APROVAÇÃO

4,0 ≤ NF < 7,0 e Freqüência ≥ 75%  => EXAME FINAL

NF < 4,0 e/ou freqüência < 75%  => REPROVAÇÃO

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertação e monografia. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. 

CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

FRANÇA, J. L. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 6. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MEDEIROS, J. B. Manual de redação e normatização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002.  

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.