|
|
PLANO DE ENSINO
|
|
Curso: |
Sistemas de Informação |
Disciplina: |
Projeto
integrado |
Carga
Horária Semanal: |
2 |
Carga
Horária Total |
40 |
Período |
7º |
EMENTA |
|
Conceitos gerais, diferentes modelos de
projetos. Definição da problemática, justificativas, objetivos e hipótese,
bases teóricas fundamentais, metodologia, cronograma, custo,
orçamentos, materiais e pessoal, resultados esperados. Definição de tema do
projeto. Acompanhamento da execução das etapas do projeto, buscando eventuais
falhas e propondo correçõs. Redigir e avaliar os
resultados finais do projeto. |
|
OBJETIVO GERAL |
|
Integrar, através de uma atividade de
projeto contextualizado, os conhecimentos desenvolvidos nas unidades
curriculares anteriores do curso. Desenvolver habilidades de trabalho em grupo,
comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico,
pensamento criativo, metodologia de desenvolvimento de projetos visando o
desenvolvimento das competências adquiridas
nas etapas anteriores do curso através de aplicação em projetos de pesquisa. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS |
|
O aluno deverá ser capaz de:
|
|
CONTEÚDO PROGRÁMATICO |
|
Unidade 1.
Aula inaugural da disciplina. 1.1.
Perfil e objetivos da disciplina. 1.2.
Explicação e entrega do Plano de Ensino. 1.3.
Explicação e entrega de documentos. Unidade 2.
Roteiro de elaboração de projeto. 2.1.
Apresentação do roteiro de elaboração de projeto. 2.2.
Cronograma de atividades da disciplina. 2.3.
Escolha do tema para a elaboração do projeto. 2.4.
Definição de: 2.4.1.
problemática, 2.4.2.
justificativas, 2.4.3.
objetivos e hipótese, 2.4.4.
bases teóricas fundamentais, 2.4.5.
metodologia, 2.4.6.
cronograma, 2.4.7.
custo, 2.4.8.
orçamentos, 2.4.9.
materiais e pessoal, 2.4.10.
resultados
esperados. 2.5.
Revisão teórica – estado da arte. Unidade 3.
Conceitos sobre elaboração e gestão de projetos. 3.1.
Importância, definição e exemplos de projetos. 3.2.
Projetos com sucesso e com fracasso. 3.3.
Ciclo de vida do projeto. 3.4.
Perfil do gerente de projetos. Unidade 4.
Desenvolvimento do projeto. 4.1.
Acompanhamento aos alunos com explicação das etapas do
projeto (roteiro). 4.2.
Redação do projeto. 4.3.
Seminários de apresentação pelos alunos da revisão
teórica - estado da arte. |
|
METODOLOGIA |
|
Dinâmicas em sala de aula. Leituras de
textos e artigos científicos. Debates e aulas expositivas. Avaliação
diagnóstica e bimestral. Elaboração e apresentação de trabalhos de forma
escrita e em forma de seminários. Análises de trabalhos de graduação,
dissertações e teses. Pesquisas on line. Elaboração
de artigos científicos. |
|
AVALIAÇÃO |
|
Ao final do
primeiro bimestre, cada aluno deverá entregar por escrito a revisão teórica –
estado da arte, do projeto que estiver sendo elaborado pelo mesmo. A
avaliação com fins orientativos será feita baseada no critério de integridade
e profundidade dos dados e informações apresentados, visando a que os alunos
dêem prosseguimento na confecção do roteiro de elaboração do projeto e do
artigo científico. Será aceito como mínimo um documento com quatro páginas
A4, com informações baseadas em literatura, revistas, sites da internet,
artigos, etc., sobre o assunto estudado. A
avaliação principal ao final do semestre será realizada tomando como base a
elaboração escrita do projeto de pesquisa tecnológica, pela apresentação
baseada no roteiro de elaboração de projeto apresentado no início do
semestre, bem como pela elaboração escrita do projeto. Ambos documentos,
roteiro de elaboração de projeto e projeto escrito, serão em forma
individual. 1° Bimestre - 20 pontos: 2°
Bimestre - 20 pontos: Nota final: NF =
(soma das notas 1º bim + soma das notas 2º bim)/4 NF ≥ 7,0 e
Freqüência ≥ 75%
=> APROVAÇÃO 4,0 ≤ NF < 7,0 e Freqüência ≥ 75% => EXAME FINAL NF < 4,0 e/ou freqüência < 75% => REPROVAÇÃO |
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|
BASTOS, L. R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas,
teses, dissertação e monografia. 6. ed. Rio de
Janeiro: LTC, 2003. CRUZ, C.; RIBEIRO,
U. Metodologia científica: teoria e
prática. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003. LAKATOS, E. M.;
MARCONI, M. de A. Fundamentos de
metodologia científica. 5. ed. São Paulo:
Atlas, 2003. |
|
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR |
|
BERVIAN, P. A.; CERVO, A. L. Metodologia
científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall,
2003. FRANÇA, J. L. Manual para normalização de publicações
técnico-científicas. 6. ed. Belo Horizonte:
UFMG, 2003. MEDEIROS, J. B. Manual de redação e normatização textual:
técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de
fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São
Paulo: Atlas, 2003. SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. |