Lista para prova final
Arquitetura e organização de computadores
Sistemas de informação
1. Quais
os principais componentes da arquitetura de Von-Neumann e qual a função de cada
um?
2. Quais
os componentes da CPU e qual a função de cada componente?
3. Diferencie
os tipos de registradores.
4. Explique
o que é o ciclo de uma instrução.
5. O
que é a memória cache?
6. Explique
o funcionamento da memória cache.
7. Explique
como um programa é executado pelo computador.
8. Qual
a função dos seguintes registradores específicos de um processador:
a. RDM
b. REM
c. CI (ou PC)
d. RI
9. Explique
como o processador realiza as operações de busca de instrução, decodificação da
instrução e busca de operandos utilizando os registradores
específicos do exercício anterior.
10. Explique
como funciona cada um dos modos de endereçamento de operandos.
11. O que
vem a ser OPCODE de uma instrução?
12. O que
vem a ser operando de uma instrução?
13. O que
é o “set de instruções” de um processador?
14. Explique
a estratégia de implementação de processadores RISC.
15. Explique
a estratégia de implementação de processadores CISC.
16. Um
computador hipotético tem 1024 endereços de memória e células de memórias
de 8 bits. Qual o capacidade de ?
a. REM
b. RDM
c. Da memória principal (em bits).
17. Um
computador tem um RDM de 32 bits e um REM de 10 bits. Sabe-se que a célula
desse computador é de 8 bits e que ele tem um número de células igual
à sua possibilidade de endereçamento. Pede-se:
a. qual o tamanho da barra de endereços?
b. quantas células são lidas da memória em uma única
operação
c. quantos bits tem a memória desse computador?
18. Explique
os diferentes tipos de memória que se pode contar na estrutura de um sistema de
computação.
19. Numa
MP com 2kbyte de capacidade, onde cada célula tem 16 bits:
a) quantas células tem a MP?
b) quantos bits são necessários para representar um
endereço de memória
20. Um
computador endereça 1k células de 32 bits cada uma. Pede-se:
a) sua capacidade de memória;
b) o maior endereço que o computador pode endereçar;
21. A
memória de um computador tem capacidade de armazenar 216 bits e possui um
barramento de dados de 16 bits. Pede-se:
a. o tamanho máximo possível da célula de memória.
b. o que clock e ciclo de operação de um
computador.
22. Defina sub
rotina.
23. Defina
pilha de dados.
24. Esquematize
(desenhe) um fluxograma que explique os procedimentos executados por um
processador genérico ao chamar uma sub-rotina.
25. O que
são e quais as funções dos módulos de E/S (entrada e saída)?
26. Explique
a técnica de execução de E/S programada.
27. Qual o
principal problema encontrado na técnica de entrada e saída programada?
28. Desenhe
um fluxograma que explique o ciclo de instrução com uso de técnica de E/S com
interrupção.
29. Explique
o que é DMA (Direct memory Access).
30. O que
são interrupções não mascaráveis?
31. Diferencie trap de
interrupção.
32. O que
é comunicação em paralelo e serial. Explique e dê vantagens e desvantagens dos
dois tipos de comunicação.
33. Faça
um desenho esquematizando a conversão de um programa em linguagem de alto nível
em linguagem de máquina pelo processo da compilação.
34. O
que chamamos de tradução no processo de compilação?
35. O
que chamamos de ligação no processo de compilação?
36. O que
é linguagem de montagem? Qual sua utilidade?
37. O que
são micro-instruções?
38. Dentro
da unidade de controle do processador qual é a função
do seqüenciador?
39. Dentro
da unidade de controle do processador qual é a função
da memória de controle?
40. Quais
as funções dos registradores MPC (contador de micro programa) e MIR
(micro instruction register) contidos nos processadores de dados?
41. Diferencie as
arquitetura RISC e CISC.
42. Quanto
ao tempo de execução de instruções qual a grande diferença entre as
arquiteturas RISC e CISC?
43. Explique
o que Pipelining utilizado nas arquiteturas RISC e qual a vantagem de
sua utilização.