Lista para prova final
Arquitetura e organização de
computadores
Sistemas de informação
1.
Quais os principais componentes da arquitetura de
Von-Neumann e qual a função de cada um?
2. Quais os componentes da
CPU e qual a função de cada componente?
3. Diferencie os tipos de
registradores.
4. Explique o que é o ciclo
de uma instrução.
5. O que é a memória cache?
6. Explique o funcionamento
da memória cache.
7. Explique como um
programa é executado pelo computador.
8.
Qual
a função dos seguintes registradores específicos de um processador:
a. RDM
b. REM
c. CI (ou PC)
d. RI
9.
Explique como o processador realiza as operações de
busca de instrução, decodificação da instrução e busca de operandos
utilizando os registradores específicos do exercício anterior.
10. Explique como
funciona cada um dos modos de endereçamento de operandos.
11. O que vem a ser OPCODE
de uma instrução?
12. O que vem a ser operando
de uma instrução?
13. O que é o “set de
instruções” de um processador?
14. Explique a estratégia
de implementação de processadores RISC.
15. Explique a estratégia
de implementação de processadores CISC.
16. Um computador hipotético
tem 1024 endereços de memória e células de memórias de 8 bits.
Qual o capacidade de ?
a.
REM
b.
RDM
c.
Da memória principal
(em bits).
17.
Um computador tem um
RDM de 32 bits e um REM de 10 bits. Sabe-se que a célula desse computador é
de 8 bits e que ele tem um número de células
igual à sua possibilidade de endereçamento. Pede-se:
a.
qual o tamanho da barra de endereços?
b.
quantas células são lidas da memória em uma única operação
c.
quantos bits tem a memória desse computador?
18.
Explique os diferentes
tipos de memória que se pode contar na estrutura de um sistema de computação.
19.
Numa MP com 2kbyte de
capacidade, onde cada célula tem 16 bits:
a) quantas células tem a MP?
b) quantos bits são necessários para representar um endereço de memória
20.
Um computador endereça
1k células de 32 bits cada uma. Pede-se:
a) sua capacidade de memória;
b) o maior endereço que o computador pode endereçar;
21.
A memória de um
computador tem capacidade de armazenar 216 bits e possui um barramento de dados
de 16 bits. Pede-se:
a.
o tamanho máximo possível da célula de memória.
b.
o que clock e
ciclo de operação de um computador.
22.
Defina sub rotina.
23. Defina pilha de
dados.
24. Esquematize (desenhe)
um fluxograma que explique os procedimentos executados por um processador
genérico ao chamar uma sub-rotina.
25. O que são e quais as
funções dos módulos de E/S (entrada e saída)?
26. Explique a técnica de
execução de E/S programada.
27. Qual o principal
problema encontrado na técnica de entrada e saída
programada?
28. Desenhe um fluxograma
que explique o ciclo de instrução com uso de técnica de E/S com interrupção.
29. Explique o que é DMA
(Direct memory Access).
30. O que são
interrupções não mascaráveis?
31. Diferencie trap de interrupção.
32. O que é comunicação
em paralelo e serial. Explique e dê vantagens e desvantagens dos dois tipos de
comunicação.
33. Faça um desenho
esquematizando a conversão de um programa em linguagem de alto nível em
linguagem de máquina pelo processo da compilação.
34. O
que chamamos de tradução no processo de compilação?
35. O
que chamamos de ligação no processo de compilação?
36. O que é linguagem de
montagem? Qual sua utilidade?
37. O que são
micro-instruções?
38. Dentro da unidade de
controle do processador qual é a função do seqüenciador?
39. Dentro da unidade de
controle do processador qual é a função da memória de controle?
40. Quais as funções dos
registradores MPC (contador de micro programa) e MIR (micro instruction register)
contidos nos processadores de dados?
41. Diferencie as arquitetura RISC e CISC.
42. Quanto ao tempo de
execução de instruções qual a grande diferença entre as arquiteturas RISC e
CISC?
43. Explique o que Pipelining utilizado nas arquiteturas RISC e qual a
vantagem de sua utilização.