Faculdade de talentos humanos –
FACTHUS
Sistemas de informação.
Arquitetura e organização
de computadores
CICLO DE INSTRUÇÃO
Trabalho em sala
Valor: 4 pontos
Exercício 1:
Numa máquina de 2 operandos, a MP tem 256
células com 20 bits, o RDM tem 20 bits e cada instrução
ocupa 1 célula. Em seu conjunto de instruções, o
código binário 6 tem o seguinte significado:
6 => ADD Op1, Op2 ==> (Op1) <---- (Op1) + (Op2) - soma o
conteúdo da posição de memória indicada em Op1 com
o conteúdo da posição de memória indicada em Op2 e
coloca o resultado na posição de memória indicada em Op1.
Mostre o conteúdo dos registradores da UCP e das posições
de memória que se alterarem após a execução da
instrução dada.
Mapa da memória:
ENDEREÇO |
MP (T1) |
10 |
6B2B3 |
.... |
..... |
B2 |
03210 |
B3 |
04591 |
.... |
..... |
Exercicio 2:
Máquina com Instruções de 3 operandos
Resolver a expressão:
X = A * (B + C * D - E/F)
Conjunto de Instruções:
ADD X,A,B ===> (X) <--- (A) + (B) => soma conteúdo das
posições de memória A e B e coloca o resultado
SUB A
MULT A
DIV A
Exercício
Máquina com Instruções de 2 operandos
Resolver a expressão: X = A * (B + C * D - E/F)
Conjunto de Instruções:
ADD X,A ===> (X) <--- (X) + (A) ===> Soma o conteúdo de X e
A e coloca o resultado
SUB X
MULT X,A ===> (X) <--- (X) * (A)
DIV X,A ===> (X) <--- (X) / (A)
MOV X,A ===> (X) <--- (A) ==> copia o conteúdo de A para X.
Obs.: observar que, ao não dispor do 3º operando
(o qual indica uma terceira posição de memória, onde
será colocado o resultado), o conteúdo do 1º operando
é sobrescrito (portanto, é destruído) pela
instrução, pois o resultado vai para ele; desta forma, é
necessário uma outra instrução, para mover o
conteúdo de uma posição de memória para outra
posição, de forma a permitir salvar o conteúdo de uma variável
e também mover o resultado, se necessário:
Exercício 4:
Máquina com Instruções de 1 operando
Resolver a expressão: X = A * (B + C * D - E/F)
Conjunto de Instruções:
ADD X ==> ACC <--- ACC + (X) ==> soma os conteúdos do
acumulador e de X e coloca o resultado no acumulador.
SUB X ==> ACC <--- ACC - (X)
MPY X ==> ACC <--- ACC * (X)
DIV X ==> ACC <--- ACC / (X)
LOAD X ==> ACC <---- (X) ==> carrega o conteúdo de X no
acumulador
STORE X ==> (X) <--- ACC ==> salva o conteúdo do acumulador na
posição de memória X.