Uma visão do futuro

publicado em: 12/12/2018 por Diovani Milhorim.

O futuro é uma incógnita. Será?

Acredito que o futuro se faz hoje.

Se você prestar bastante atenção no que está sendo discutido, produzido e sonhado hoje conseguirá com alguma precisão (dependendo de seu grau de curiosidade) antecipar as tendências que ditarão nosso comportamento lá na frente.

Juntando os pontos a vezes podemos brincar de profeta.

Na minha bola de cristal aparecem duas palavras mágicas: compartilhamento e inteligência artificial. Juntando as duas palavras chegamos a um conceito muito interessante: compartilhamento por inteligência artificial.

O conceito de compartilhamento é uma das sacadas mais legais que apenas começamos explorar na última década ( que o diga o Uber e o AirBnb). A ideia de localizar e disponibilizar recursos sub-utilizados usando um meio de comunicação omnipresente ( leia-se internet ) está apenas engatinhando.

Junte esta ideia à capacidade cada vez maior dos algoritmos de IA em entender padrões de uso de um determinado recurso permitindo seu compartimento de forma cada vez mais eficiente. Divulgue e permita que outros possam ter acesso e utilizar este recurso e pronto! Eureka!

Agora imagine se as bases de dados para estas análises fossem também compartilhadas (de bom grado) gerando um volume de informações astronômico e que os algoritmos de IA também operariam a partir de plataformas distribuídas. Pense em uma base de dados aberta e disponível da mesma forma que se faz uma pesquisa no Google. Imagine um sistema de processamento semelhante aos utilizados hoje pelos mineradores de bitcoin analisando o que pode ser usado, quando e a que preço.

Se nada atrapalhar. Temos grande chances de chegar lá. Pelo menos é o que diz minha bola de cristal.