Facthus – Faculdade de
Talentos Humanos
Sistemas de
informação
Lista de exercícios –
Estatística
Data de entrega:
09/04/2014
1.
Classifique as
variáveis abaixo:
(a)
Tempo para fazer um teste.
(b)
Número de alunos aprovados por
turma.
(c)
Nível sócio-econômico
(d)
QI (Quociente de inteligência).
(e)
Sexo
(f)
Gastos com alimentação.
(g)
Opinião com relação à pena de
morte
(h)
Religião
(i)
Valor de um imóvel
(j)
Conceitos em certa disciplina
(k)
Classificação em um concurso.
2.
Os dados a seguir referem-se ao número
de livros adquiridos, no ano passado, pelos 40 alunos da Turma A:
4 2 1
0 3 1
2 0 2
1
0 2 1
1 0 4
3 2 3
5
8 0 1
6 5 3
2 1 6
4
3 4 3
2 1 0
2 1 0
3
(a)
Classifique
a variável.
(b)
Organize
os dados em uma tabela adequada.
(c)
Qual
o percentual de alunos que adquiriram menos do que 3 livros?
(d)
Qual
o percentual de alunos que adquiriram pelo menos 4 livros?
(e)
A
partir do item (b), quantos livros foram adquiridos pelos 40 alunos?
3.
Uma revista realizou um levantamento
para informa-se sobre seus assinantes. Uma das questões do levantamento
perguntava sobre o valor que o assinante tinha aplicado na poupança. A seguinte
tabela de freqüência foi preparada a partir das respostas para essa questão:
Valor investido na poupança (em
R$) |
fa |
0 250 |
17 |
250 500 |
9 |
500 750 |
12 |
750 1000 |
20 |
1000 1250 |
13 |
1250 1500 |
13 |
1500 1750 |
20 |
Total |
104 |
a)
Calcule
o valor médio investido na poupança e interprete os resultados.
b)
Encontre
o intervalo mediano do valor investido na poupança.
c)
Determine
o terceiro quartil
4.
Considere que uma empresa anotou a
quantidade de defeitos em cada computador existente na empresa.
Nº de defeitos |
fa |
0 |
15 |
1 |
28 |
2 |
20 |
3 |
14 |
4 |
10 |
5 |
7 |
6 |
10 |
Total |
103 |
a)
Determine
o número médio de defeitos.
b)
Determine
a mediana da ditribuição
c)
Determine
a moda
5.
Uma máquina de empacotar café está
regulada para enchê-los com
500 |
505 |
498 |
501 |
501 |
502 |
499 |
500 |
500 |
499 |
501 |
503 |
504 |
509 |
499 |
498 |
497 |
499 |
500 |
501 |
502 |
500 |
500 |
501 |
502 |
501 |
498 |
499 |
497 |
500 |
501 |
494 |
501 |
503 |
500 |
50 |
Com
base nestes resultados, calcule o peso médio a mdeidandesta amostra e
interprete os resultados.
6.
Considere
os dados abaixo referentes ao consumo de água, em m3, de 75 contas
da CODAU:
32 6 22
11 34 40
16 26 23
31 27 10
38 17 13
45 25
50 18 23
35 22 30
14 18 20
13 24 35
29
33 48
20 12 31
39 17 58
19 16 12
21 15 12
20
51 12 19
15 41 29
25 13 23
32 14
27 43 37
21
28 37
26 44 11
53 38 46
17 36 28
49 56 19
11
A)
Organize
os dados numa distribuição de freqüência com 9 classes de amplitudes iguais.
B)
A
partir da distribuição de freqüência construída no item anterior, determine e
interprete: Freguência da terceira classe, Freguência relativa da quarta classe; Freguência da
quinta classe;
7.
Considere
os dados referentes ao consumo de água, em m3, de 75 contas da
CORSAN.
32 |
40 |
22 |
11 |
34 |
40 |
16 |
26 |
23 |
31 |
27 |
10 |
38 |
17 |
13 |
45 |
25 |
10 |
18 |
23 |
35 |
22 |
30 |
14 |
18 |
20 |
13 |
24 |
35 |
29 |
33 |
48 |
20 |
12 |
31 |
39 |
17 |
58 |
19 |
16 |
12 |
21 |
15 |
12 |
20 |
51 |
12 |
19 |
15 |
41 |
29 |
25 |
13 |
23 |
32 |
14 |
27 |
43 |
37 |
21 |
28 |
37 |
26 |
44 |
11 |
53 |
38 |
46 |
17 |
36 |
28 |
49 |
56 |
19 |
11 |
(a)
agrupar os dados em uma
distribuição de freqüência, em intervalos fechados à direita e com amplitude
10. Utilize o limite inferior da distribuição igual a zero.
(b)
construa o
correspondente histograma de freqüências relativas.
(c)
determine as
freqüências simples e acumuladas (
absolutas e relativas);
(d)
calcule e interprete: fr2 , f3 ;
(e)
calcule as medidas de tendência central : moda, média
e mediana.