Fazu – Faculdades associadas de Uberaba
|
|
PLANO DE ENSINO
|
|
Curso: |
Sistema de
informações |
Disciplina: |
Novas Tecnologias |
Carga Horária Semanal: |
02 |
Carga Horária Total |
40 |
EMENTA |
|
Inovação
tecnológica: definição e perspectivas; conceitos e propriedades da
tecnologia; o processo de inovação tecnológica - conceito, fases e
gerenciamento; criação e disseminação de tecnologia; adoção, implementação e disseminação da tecnologia; trabalho
criativo; contexto da mudança; processos decisórios; formulação de
estratégias. Impactos na modelagem, construção e implantação de sistemas de
informação empresariais. |
|
OBJETIVO GERAL |
|
A evolução das tecnologias de diversas áreas da sociedade se constitui
em um fator preponderante para que o ser humano se capacite e se atualize
diariamente. No tocante à área de Tecnologia da Informação esta evolução
acontece com velocidade infinitamente maior que em outras áreas. É necessário
que o profissional de Tecnologia da Informação esteja sempre atualizado e
preparado para lançar mão de novos recursos tecnológicos no desempenho de
suas funções em benefício da sociedade. |
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
|
A disciplina Novas Tecnologias tem como objetivo criar nos
profissionais de TI consciência de que devem sempre estar atualizados e em
constante aperfeiçoamento e capacitação, utilizando racionalmente as mais
recentes tecnologias em suas atividades, gerando soluções inteligentes,
racionais e atuais |
|
CONTEÚDO PROGRÁMATICO |
|
Apresentação/Introdução Mitos
e contexto histórico; Definições
e conceitos sobre Inovação; Alavancas
da Inovação; Mapeamento
e Classificação da Inovação (Radical, Semi-radical e
Incremental); Processos,
condições e ambientes de Inovação; Inovação
Disruptiva (baixo e novo mercado); Estratégias
de Inovação, (Jogando para ganhar x Jogando para não perder); Sistemas
de gestão de Inovação Avaliação
da Inovação; Cultura
de Inovação. Projeto
– desenvolvimento de produto e evento
de lançamento. |
|
METODOLOGIA |
|
Aulas expositivas, com discussões de casos fundamentadas em pesquisa e leitura prévia orientada pelo professor. Trabalhos a serem desenvolvidas pelos alunos dentro e fora da sala de aula. |
|
AVALIAÇÃO |
|
Primeira
etapa: prova (15 pontos) + Trabalhos em sala (15 pontos) Segunda
etapa: prova (15 pontos) +
Trabalhos em sala (15 pontos) Terceira
etapa: prova (15 pontos) + Trabalhos em sala (10 pontos) + seminários
(15 pontos) Nota
final = primeira etapa + segunda
etapa+ terceira etapa. |
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|
1. RAINER Jr. R. et al. Administração de tecnologia da
informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 2. ANGELONI,
M. T. Organizações do conhecimento:
infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva,
2002. |
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|
Documentos da Internet sobre as
tecnologias que estejam no “estado da arte”, que, por isso, não tem ainda
bibliografia sobre o assunto. |