Sistemas
de informação
Trabalho
em grupo – Teoria geral da administração
Valor :
2 pontos
1.
Uma empresa carioca de olho em São
Paulo: um estudo de caso Com sede no Rio, mas de olho no crescimento do mercado
paulista, que representa 43,4% da produção em prêmios, a Sul América Seguros
decidiu criar uma diretoria
executiva exclusiva para atuar naquela cidade. Além disso, a
empresa também decidiu unir as áreas de marketing, vendas, planejamento e
produção numa única vice-presidência de vendas e marketing. O presidente da empresa
justificou tal mudança ao afirmar que o objetivo era unificar as ações de
venda, comunicação e relacionamento, cujas principais ferramentas utilizadas
são CRM [Custumer Relationship Management – que é a gestão do relacionamento
com o consumidor], o marketing direto, a internet e a inteligência de
marketing. O resultado esperado é estreitar laços com os corretores e clientes
locais.
(Texto
extraído dos artigos "Sul América muda área comercial", de James
Rocha, Valor, 28, 29 e 30.10.05, p. C8; e Sul América reformula estrutura
comercial para otimizar vendas, de Denise Bueno, Gazeta Mercantil, 28,
29 e 30.10.05, p. B2).
A
empresa mudou a sua estrutura, ao criar uma diretoria executiva voltada para o
mercado de São Paulo e uma vice-presidência de vendas e marketing.Qual foi o
principal fator contingencial determinante de tais mudanças?
2.
Leia o texto a seguir e identifique o
principal fator contingencial determinante do desenvolvimento da Direct
Express. Analise os processos de diferenciação e integração realizados pela
empresa para adaptar-se às mudanças do seu setor de atividades.
“Pensando grande com
coisas pequenas"
A
Direct Express é uma empresa que atua no segmento de entregas de pequenos volumes
(com peso de até 30kg). Seus principais clientes são as empresas ponto.com (Submarino,
Americanas.com) e grandes lojas de varejo. Em 2004, a empresa entregou 1 milhão
de produtos, volume que deverá atingir a marca de 3,5 milhões em 2005. Graças
ao crescimento da internet e, sobretudo, das vendas on line, que representam 70%
do seu faturamento, a Direct Express deverá atingir a meta de seis milhões de pequenas
encomendas em 2006, com um faturamento previsto de R$ 45 milhões.Tendo como uma
de suas principais vantagens competitivas a tecnologia de informação, a empresa
desenvolveu um sistema on line de gerenciamento de operações através do qual
todas as informações referentes ao processo de entrega são monitorados
via telefone celular (horas,
dias, tipo de produto, cliente etc.). Além disso, a empresa conta com uma
equipe própria de entregadores que executam os serviços de entrega e monitoram
o andamento das remessas em comunicação direta com o centro de controle da Direct Express.
O segredo do sucesso da
Direct Express foi “pensar grande com coisas pequenas”. Criou um grande negócio
especializado na entrega de pequenos produtos.
(Texto extraído do
artigo "Venda on line" impulsiona crescimento da Direct, de Paulo
Henrique de Souza,
publicado no Valor de 28, 29 e 30.10.05, p. B8).